Marketing Digital para Pequenos Empreendedores

Empreender no Brasil é uma tarefa difícil. Separar uma parte do orçamento para investir em marketing digital é imprescindível para driblar a crise, mas sabemos que em alguns casos a grana curta acaba por retardar investimentos em agências de marketing ou profissionais que possam exercer esse trabalho.

Meu nome é Gabi, eu sou a diretora da Clicksoft. Nossos clientes sabem que eu estou em todos os lugares e setores da agência ao mesmo tempo. Empreendedor, provavelmente temos muito em comum e é exatamente com você que eu quero falar.

Diferente da figura caricata do grande empresário que quase não coloca a mão na massa, os empreendedores costumam fazer de tudo um pouco nas empresas. E marketing digital costuma entrar nesse pacote. Não quero com esse post te fazer investir milhares de reais por mês em estratégias super elaboradas. Quero te ensinar a fazer o básico, o que você mesmo consegue fazer, pra não deixar a sua empresa parada!

1 – Instale o Google Analytics no seu site

É com ele que você vai analisar o resultado das suas campanhas. O Google Analytics vai mapear os acessos do seu site e te mostrar estatísticas valiosas de acesso. Basta entrar no site do Google Analytics, criar uma conta, copiar o código de acompanhamento e enviar para a pessoa que construiu o seu site. Assim que ele for colocado lá, você começará a ver as estatísticas.

2 – Analise com carinho as suas redes sociais

Capas e fotos de perfil em boa qualidade mudam tudo. Revise erros de português. Conte um pouco sobre a sua empresa na “História” da sua página. Cadastre seus produtos/serviços. Insira um “botão de ação” para seu site e não se esqueça de preencher os dados da página, como site, telefone, endereço. Verifique a veracidade da página (isso é importante para que ela apareça nos primeiros resultados da busca).

3 – Configure o Google Meu Negócio

Faça o teste: procure aí por Agência Clicksoft no Google. Você vai ver algo como essa telinha aqui do lado, que é justamente o resultado da configuração do Google Meu Negócio. Ele funciona como uma ficha cadastral do Google, que aumenta a sua visibilidade tanto na rede de pesquisa quanto no Google Maps. É uma ferramenta de marketing 100% gratuita que você pode configurar sozinho uma única vez, sem exigir um esforço de acompanhamento e planejamento estratégico. É simples: acesse o site do Google Meu Negócio e crie a ficha da sua empresa.

4 – Tenha os contatos dos seus clientes armazenados

Campanhas de email são incríveis e extremamente necessárias. É com muito louvor que o marketing via email mantém sua relevância na publicidade online, sempre se renovando de acordo com a necessidade do mercado. Sim, é verdade que é difícil executar uma estratégia de email acertiva sozinho e sem conhecimento técnico. É um trabalho que existe uma equipe técnica de conteudistas, designers e desenvolvedores pra funcionar em todo seu potencial. Fazer sozinho na grande maioria das vezes significa jogar dinheiro no lixo e seria imprudente te aconselhar a isso. A questão é: mesmo que não possa investir agora, você não deve ficar de mãos atadas e o seu pensamento precisa estar lá na frente!
Logo logo sua empresa poderá investir em marketing digital e, assim que isso acontecer, a primeira coisa que vamos te perguntar é: “qual o tamanho da sua base de emails?”. Sempre, sempre, sempre, tenha seus clientes e potenciais clientes cadastados e seus contatos atualizados. Você pode utilizar uma das inúmeras plataformas de CRM do mercado, manter seus clientes no seu RP e até mesmo cadastrá-los em uma planilha. O importante é ter todo mundo lá para que esses contatos possam ser usados nas suas futuras estratégias.

5 – Arrisque de forma certeira

Partindo do princípio de que você é leigo em marketing digital, toda campanha que envolva pagamento por clique, impressão, disparo ou até mesmo por anúncio é arriscada. Contudo, esse risco pode ser minimizado se você se atentar a questões importantes. Hoje vou falar apenas de dois canais que eu acredito que você consiga trabalhar, mesmo que de forma inicial, sozinho: Facebook e Instagram.
Você pode impulsionar um conteúdo das suas páginas de forma simples, apenas apertando o botão “impulsionar publicação”. Isso foi uma estratégia do Facebook para que você insira seu cartão, dê as costas e ele possa consumir o seu dinheiro sem te trazer resultado algum.
Fazer uma campanha nessas redes sociais não é tão simples quanto parece, eu te garanto. Existem muitas variáveis e configurações que devem ser analisadas campanha a campanha para que o seu investimento valha à pena.
Para você que está tentando começar sozinho, eu posso te dar duas dicas valiozas:1 ) Segmente seu publico por localização, sexo, interesses e idade. Exclua públicos que não te interessam! Isso é tão importante quando segmentar quem te interessa.2) Configure o Pixel do Facebook no seu site. Com ele e o Google Analytics você conseguirá analisar o resultado das suas campanhas. Para isso, você novamente vai precisar da ajuda de quem criou seu site.

6 – E o Google, Gabi?

Vamos fazer outro teste? Abra aí uma nova aba no seu navegador e digite o que a sua empresa faz. Se você possui um salão de beleza na Barra da Tijuca, por exemplo, procure por salão de beleza na barra da tijuca. Se você não encontrou o seu site ao fazer essa pesquisa, imagine a quantidade de dinheiro que a sua empresa deixou de faturar simplesmente por não aparecer para potenciais clientes que estavam buscando por você. É momento de correr para o Google Adwords. E é nessa hora que empreendedores tentam fazer campanhas de palavras-chave sozinhos e acabam por não ter retorno algum. 

Assim como Facebook, o Google te dá toda a impressão de que é muito fácil anunciar por lá. Não é, mas tem uma solução para você fazer isso sozinho e sem tanta dificuldade! Essa solução de chama Google Adwords Express. Essa plataforma simples e que vai te ajudar a colocar sua empresa no Google com facilidade, mas de forma muito limitada. Cuidado! Invista pouco e faça um teste. Começou a trazer um retorno e te gerou caixa pra investir mais? Fale com a gente, pois é o momento de iniciar uma campanha mais robusta.

Bastante informação, né? Te deixamos com bastante dever de casa pra fazer e eu espero que tenha conseguido contribuir com a sua empresa nesse momento crucial.Queremos muito ouvir o seu feedback sobre o nosso conteúdo. Não fique com vergonha caso surjam dúvidas, entre em contato com a gente. Será um prazer te atender e quem sabe marcar de tomar um café. 

Quer a ajuda de profissionais e gostaria de receber um orçamento? Nós temos pacotes para Startups e PMES, é só falar com a gente :).

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