O boom do Threads e a sacada da Meta
Na última semana, a Meta lançou o Threads, mais uma rede social que os internautas apontam como o Twitter 2.0.
Mas por que desenvolver um aplicativo similar a outro?
A questão é que nos últimos meses o dono do Twitter, Elon Musk, tem lançado algumas atualizações que cada vez mais vêm sendo alvo de críticas pelos usuários. As últimas anunciadas foram:
● Contas verificadas estão limitadas a leitura de 6000 posts/dia
● Contas não verificadas a 600 posts/dia
● Novas contas não verificadas a 300 posts/dia
Após essas últimas atualizações e com toda a insatisfação dos internautas, a Meta viu e aproveitou a oportunidade de concorrer diretamente com o passarinho azul e, quem sabe, passar a sua frente, já que o Threads é conectado ao Instagram, sendo assim possível vincular automaticamente os seguidores.
E o que a Meta diz sobre isso?
A empresa comentou que a sua intenção era criar um espaço onde todos os usuários pudessem expressar as suas ideias, num local alternativo para postagens de texto e unir o que o Instagram faz de melhor. Assim, também, havendo um controle de postagens, pois quem baixar o aplicativo poderá restringir quem responde aos posts e bloquear pessoas, o que servirá tanto para o Threads como para o Instagram.
A Meta usou do raciocínio que “feito é melhor do que perfeito”. Eles precisavam lançar o Threads agora, para não perder esse momento de descontentamento dos usuários do Twitter, mesmo que o aplicativo ainda não estivesse perfeito. Tanto que algumas críticas vieram junto com o lançamento, como o fato da vinculação do Threads e Instagram na hora de excluir um dos dois perfis, sendo possível apenas desativar. Não é possível, ainda, excluir completamente o Threads sem perder o Instagram, já que o perfil é único.
Ctrl C + Ctrl V
Fontes afirmam que Elon Musk, pretende denunciar o novo aplicativo Threads por roubo de segredos comerciais.
Em carta enviada à Meta, o advogado do Twitter, Alex Spiro, acusa o dono do Instagram de contratar ex- funcionários do Twitter que tiveram e ainda possuem acessos a segredos comerciais.
‘’O Twitter pretende fazer cumprir rigorosamente seus direitos de propriedade intelectual e exige que a Meta tome medidas imediatas para parar de usar quaisquer segredos comerciais do Twitter ou outras informações altamente confidenciais.’’, disse Alex Spiro.
Elon Musk se pronunciou no Twitter dizendo: “A concorrência é boa, a trapaça não”.
A Meta rebateu no Threads: ‘’Ninguém na equipe de engenharia do Threads é um ex-funcionário do Twitter – Isso simplesmente não existe.’’
Alguns memes foram feitos e hashtags entraram nos trends topics como #AdeusTwitter #RIPTwitter.
Musk, em sua conta oficial no Twitter, comentou com um emoji chorando de rir em uma postagem em que dizia que o Meta apenas copiou e colou.
O que se sabe sobre a rede que alcançou 10 milhões de usuários em sete horas?
Para usar o Threads, você precisa ter uma conta no Instagram para que seja possível vincular ambas. A ideia era criar uma plataforma onde você não precisaria começar do zero, assim podendo trazer seus seguidores do Instagram automaticamente para a nova plataforma.
Você pode postar normalmente como se sente, seu dia a dia, memes, o que você quiser dentro de 500 caracteres, um pouco além do passarinho, que seriam apenas 280 caracteres. Fotos e vídeos de até 5 minutos também são permitidos.
Atualmente, o aplicativo está disponível em 100 países e nesta nova era, as pessoas podem habilitar quem comenta ou não em seus posts. Além disso, menores de 16 anos têm a conta fechada por um padrão de segurança que a própria Meta estabeleceu.
E agora, Twitter is dead?
Será que o Twitter finalmente achou uma rede social capaz de batê-lo e será o seu fim? Tudo isso seria apenas hype ou a Threads veio pra ficar, sendo mais uma sacada de sucesso da Meta?
Você já criou sua conta no Threads? Conta pra gente o que você tá achando da nova rede social!