Quais as chances do X estar se inspirando no WeChat?
A mudança repentina do famoso pássaro azul para um X não foi algo da noite para o dia. Elon Musk pretende transformar o Twitter em uma super rede social como o WeChat, um super-aplicativo chinês de mais de 1 bilhão de usuários, conhecido por unir Facebook, Twitter, Snapchat e Paypal em uma única plataforma.
As semelhanças estratégicas entre as duas empresas começaram a ser identificadas após postagens de Elon Musk. Em uma delas, ele afirma: “comprar o Twitter foi um acelerador para criar o X, um app que engloba todos os outros” (tradução livre).
O que é o WeChat?
O WeChat é a maior rede social da China. A plataforma foi ao ar em 2011, criada pela Tecnologia Tencen, com o objetivo de se tornar a maior plataforma de troca de mensagens da China. Entretanto, seu grande boom ocorreu após a inclusão da função ‘’Wallet’’, que permite que usuários adicionem cartões de crédito e débito na plataforma e realizem pagamentos.
Quase todos os estabelecimentos na China e países próximos aceitam a função como pagamento. Até mesmo o governo está na plataforma, fazendo com que os usuários tenham acesso a multas de trânsito, previdência social, contas hospitalares, etc.
Inclusive, durante a pandemia, o lockdown Chinês só permitia que os indivíduos andassem pelas ruas com um código de saúde gerado pelo governo no app.
Hoje, o WeChat se transformou em um verdadeiro ecossistema, com troca de mensagens, método de pagamento, relacionamentos, jogos, notícias, mídias sociais, dentre outras funcionalidades. É um aplicativo imprescindível para o cidadão chinês.
Há chances do X estar se inspirando no WeChat?
Imediatamente após as postagens de Elon Musk indicando que teria como objetivo estratégico transformar o X num aplicativo que se concentre todos os outros, usuários da rede começaram a sugerir semelhanças com o WeChat na China, rendendo repercussão inclusive na CNN norte-americana.
Não há quem acredite que será fácil desenvolver um “WeChat global”, já que Elon Musk navega em um mercado de gigantes muito bem consolidados. Diferentemente do WeChat, que não encontrou competição, a concorrência será o grande desafio do X.
Hoje os usuários da comunidade ocidental estão habituados a utilizar as redes sociais Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp), efetuar pagamentos com Apple e Google Pay, realizar buscas com o Google. Ou seja, para transformar o X em um meio de vida para a população – realidade do WeChat na China – Elon Musk precisará acabar com o domínio de mercado de gigantes da tecnologia, o que parece extremamente improvável.
Elon Musk tem um desafio enorme pela frente, com um objetivo extremamente ousado a ser atingido. Segundo a pesquisadora Kendra Schaefer, a mudança do X para esta super rede social que Elon Musk tanto deseja, dependerá justamente dos meios de pagamento dentro da plataforma, assim como ocorreu com o WeChat na China.