Muitos diferenciais como distribuição, logística, preço, qualidade, exclusividade acabam, muitas vezes, sendo facilmente incorporados pelos concorrentes. Como é o exemplo do Mc Donald’s que, aos poucos, viu seu maior concorrente, Burger King, ganhar espaço ao lado de suas lojas.
O mesmo acontece com empresas de varejo, que sempre apostam no preço como diferencial competitivo. Quando seus consumidores encontram uma loja mais barata, abandonam a sua preferência, e vão comprar e gastar seu dinheiro em outro lugar.
Portanto, quanto mais simples de copiar, ou quanto menor o valor agregado de um diferencial competitivo, menor é a fidelidade de um consumidor com essa marca.
Um exemplo clássico, aconteceu com a Ford. Enquanto era a montadora líder de mercado e trabalhava no modelo de produção em série, com o lema “Você pode ter o carro que quiser, na cor que quiser, contanto que seja preto”, o foco estava em seu modelo de produção, e não no cliente. E por que preto? Porque era a tinta mais barata, além de ser a que secava mais rápido. Mas, assim que a GM descobriu que havia uma demanda por outras cores, e começou a oferecê-las, a liderança da Ford foi perdida.
Por isso, muitas empresas, como por exemplo a 3M, desenvolveram departamentos de P&D (produto e desenvolvimento) para utilizarem a inovação como diferencial competitivo.
As empresas trabalham em novos produtos, novas tecnologias para solucionar problemas do cotidiano de seus clientes. Assim, quando qualquer concorrente quiser lançar um produto com a mesma tecnologia, ou um mesmo produto, precisa licenciar o produto junto à marca que o criou e patenteou.
Com isso, o detentor da patente sai ganhando não apenas quando vende seus produtos no mercado, mas quando os licencia para seus concorrentes, que acabam por ter um custo maior de fabricação.
Utilizando a inovação como diferencial competitivo, a 3M já lançou os famosos post-its, a Apple reinventou o mercado de smartphones, o rádio evoluiu para a TV, e a tecnologia foi nascendo e se desenvolvendo.
Gostou da reflexão? A inovação é essencial, principalmente no mercado tecnológico acelerado que vivemos. É preciso estar atento às mudanças do mercado.