Como escolher uma empresa de tecnologia

Um dos grandes problemas encontrados por quem pretende empreender digitalmente é a falta de embasamento técnico para auxiliar na escolha de um parceiro de desenvolvimento.

Quando um empreendedor compara propostas de forma leiga, ele analisa investimento, prazo e experiência do fornecedor, certo? Mas só isso não é suficiente.

É importantíssimo incluirmos nessa balança o fator tecnologia. Pra te ajudar a comparar os orçamentos, mesmo sendo leigo, colocamos aqui algumas dicas que com certeza irão te ajudar a fazer uma boa escolha:

  • Compare tecnologias: Fuja de tecnologias “webview”, como Ionic, que não oferecem boa performance na maior parte dos escopos de aplicativo. Além disso, tecnologias como PHP em muitos casos terão performance inferior ao node.js, por exemplo.
  • Avalie o custo a médio e longo prazo: Caso seu negócio esteja em um estágio inicial, sem investimento externo, prefira tecnologias como React Native e Flutter, que irão de oferecer um desenvolvimento mais ágil e uma manutenção mais barata.
  • Prefira quem se posiciona como um parceiro estratégico: Procure optar por profissionais que busquem desenvolver um escopo pensando na saúde financeira do seu negócio, preferindo escopos iniciais mais reduzidos, alinhados ao conceito de MVP.

Gabi, mas por que tudo isso é importante?

  • Valorização do seu investimento. Recebemos todas as semanas pessoas que investiram milhares de reais em aplicações de baixa qualidade tecnológica. Infelizmente, o resultado é um produto que não pode ser lançado ao público. Em alguns casos, é necessário recomeçar, voltando à estaca zero.
  • Escopo desenvolvido por um profissional especializado em produtos digitais. Comece seu negócio por um MVP (se você não sabe o que é isso, clique aqui). Escopos muito grandes inviabilizam agilidade no desenvolvimento e lançamento do produto. O clico ideal é esse: idealizar > desenvolver > testar > coletar feedback e reiniciar o processo. Quando o desenvolvimento toma muito tempo e são desenvolvidos recursos sem que o seu cliente seja escutado, normalmente o resultado não é positivo.

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O que é MVP?

O que chamamos de “MVP” é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Na prática, significa desenvolver uma versão inicial e mais simples de um produto, investindo o mínimo de recursos possível.

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