A inovação como diferencial competitivo

Steve Jobs

Muitos diferenciais como distribuição, logística, preço, qualidade, exclusividade acabam, muitas vezes, sendo facilmente incorporados pelos concorrentes. Como é o exemplo do Mc Donald’s que, aos poucos, viu seu maior concorrente, Burger King, ganhar espaço ao lado de suas lojas.

O mesmo acontece com empresas de varejo, que sempre apostam no preço como diferencial competitivo. Quando seus consumidores encontram uma loja mais barata, abandonam a sua preferência, e vão comprar e gastar seu dinheiro em outro lugar.

Portanto, quanto mais simples de copiar, ou quanto menor o valor agregado de um diferencial competitivo, menor é a fidelidade de um consumidor com essa marca. 

Um exemplo clássico, aconteceu com a Ford. Enquanto era a montadora líder de mercado e trabalhava no modelo de produção em série, com o lema “Você pode ter o carro que quiser, na cor que quiser, contanto que seja preto”, o foco estava em seu modelo de produção, e não no cliente. E por que preto? Porque era a tinta mais barata, além de ser a que secava mais rápido. Mas, assim que a GM descobriu que havia uma demanda por outras cores, e começou a oferecê-las, a liderança da Ford foi perdida. 

Por isso, muitas empresas, como por exemplo a 3M, desenvolveram departamentos de P&D (produto e desenvolvimento) para utilizarem a inovação como diferencial competitivo.

As empresas trabalham em novos produtos, novas tecnologias para solucionar problemas do cotidiano de seus clientes. Assim, quando qualquer concorrente quiser lançar um produto com a mesma tecnologia, ou um mesmo produto, precisa licenciar o produto junto à marca que o criou e patenteou.

Com isso, o detentor da patente sai ganhando não apenas quando vende seus produtos no mercado, mas quando os licencia para seus concorrentes, que acabam por ter um custo maior de fabricação.

Utilizando a inovação como diferencial competitivo, a 3M já lançou os famosos post-its, a Apple reinventou o mercado de smartphones, o rádio evoluiu para a TV, e a tecnologia foi nascendo e se desenvolvendo.

Gostou da reflexão? A inovação é essencial, principalmente no mercado tecnológico acelerado que vivemos. É preciso estar atento às mudanças do mercado. 

“A inovação distingue um líder de um seguidor”

Steve Jobs

Compartilhe esse post

Receba novidades toda semana

Novidades sobre o mercado de startups, tecnologia e marketing digital

Veja mais publicações

Marketing

A inovação como diferencial competitivo

Muitos diferenciais como distribuição, logística, preço, qualidade, exclusividade acabam, muitas vezes, sendo facilmente incorporados pelos concorrentes. Como é o exemplo do Mc Donald’s que, aos

Tecnologia

O que é MVP?

O que chamamos de “MVP” é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Na prática, significa desenvolver uma versão inicial e mais simples de um produto, investindo o mínimo de recursos possível.

Quer desenvolver a sua ideia?

Preencha o formulário e entre em contato.

Vamos conversar?

Comece a tirar a sua ideia do papel agora mesmo

Estamos ansiosos para conhecer o seu projeto!