O que é MVP?

Se você está lendo esse post, possivelmente ouviu falar em MVP pela primeira vez e está buscando entender o conceito para aplicar em seu negócio. Bom, meu objetivo aqui é explicar de forma clara e simples algo que pode mudar o futuro da sua startup.

O que chamamos de “MVP” é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Na prática, significa desenvolver uma versão inicial e mais simples de um produto, investindo o mínimo de recursos possível. 

O objetivo é validar sua ideia, entender se o problema que quer solucionar de fato existe para um número razoável de pessoas, entender se a solução proposta atende ao consumidor final, coletar feedback a respeito da sua solução e aí sim aumentar seus investimentos de tempo e dinheiro com mais segurança.

O conceito, cunhado no livro “Lean Startup”, de Eric Ries, desafia o instinto natural da maioria dos empreendedores apaixonados por suas ideias. Deixando-se levar pela empolgação, investem tudo que tem em projetos que podem demorar anos para sair do papel. Com isso, muitos carregam dessa experiência frustrações intermináveis.

Problemas comuns a esse perfil de empreendedor:

  • Perda de timing para o lançamento.
  • Problema a ser solucionado não é comum a um número razoável de pessoas.
  • As pessoas não estão dispostas a pagar pela solução.
  • A solução não atende à dor do cliente.
  • Grande investimento em desenvolvimento e pouco investimento em marketing.

 

E por que eu devo começar com um MVP?

  • Com o resultado do MVP em mãos, fica muito mais fácil apresentar o seu projeto para possíveis investidores.
  • O valuation da sua empresa é muito mais elevado em fase de MVP do que em fase de ideia. Portanto, você pode vender um percentual menor da sua empresa por um valor muito maior.
  • Você poderá entender se a sua ideia soluciona de fato um problema, conversar com seus consumidores e aprimorar o seu produto com base nesse feedback.
  • Mesmo gigantes como Apple e Facebook utilizam o conceito de MVP na validação de novos de recursos

 

Entendendo o que é MVP e como aplicar:

A imagem abaixo, mundialmente conhecida como a explicadora oficial de MVP, de fato explica de forma clara o que seria o conceito. Nela, vemos dois exemplos.

Como não desenvolver um MVP

O primeiro, segue a metodologia “instintiva” do empreendedor, que constrói peça a peça do seu projeto, pensando no produto final. Enquanto o produto final é desenvolvido, as peças não servem de absolutamente nada, nem para o empreendedor, nem para seus consumidores.

Como desenvolver um MVP

Antes de começar, entenda que o seu objetivo não é chegar ao produto final, e sim se aprofundar em um problema, desenvolver soluções para esse problema e atender o maior número de pessoas possível com a sua solução. Partindo desses princípios, desenvolve-se versões que solucionem o problema de uma forma adequada, mesm com as óbvias limitações de um MVP (orçamento e tempo, principalmente). No caminho até o produto final – que pode e deve ser alterado ao longo do processo – todas as etapas servem ao consumidor final como uma proposta de solução ao seu problema.

MVP - Mínimo Produto Viável

Como aplicar ao seu negócio

  1. Foque sempre no problema a ser solucionado, para que a sua solução não se torne obsoleta.
  2. Tenha como objetivo validar a existência do problema, sua hipótese de solução e coletar feedback. Assim você entenderá a demanda para a sua solução.
  3. Busque por pessoas que estão no mercado para solucionar o mesmo problema que você. Entenda o que elas estão fazendo de certo e o que estão fazendo de errado, para que o seu negócio aprenda com essa experiência e pule algumas etapas.
  4. Mensure seus resultados, faça relatórios e dashboards para apresentar a possíveis investidores. Números como volume de usuários, tráfego e taxa de retorno ao seu site são super importantes.
  5. Busque fornecedores que estruturem um MVP junto com você, visando baixo investimento.

Nós da Clicksoft temos mais de 2 décadas de experiência no desenvolvimento de startups de tecnologia e queremos te ajudar no planejamento de desenvolvimento do seu MVP gratuitamente. Clique aqui e fale diretamente com um especialista pelo Whatsapp. Será um prazer te auxiliar nesse processo.

Compartilhe esse post

Receba novidades toda semana

Novidades sobre o mercado de startups, tecnologia e marketing digital

Veja mais publicações

Marketing

A inovação como diferencial competitivo

Muitos diferenciais como distribuição, logística, preço, qualidade, exclusividade acabam, muitas vezes, sendo facilmente incorporados pelos concorrentes. Como é o exemplo do Mc Donald’s que, aos

Tecnologia

O que é MVP?

O que chamamos de “MVP” é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Na prática, significa desenvolver uma versão inicial e mais simples de um produto, investindo o mínimo de recursos possível.

Quer desenvolver a sua ideia?

Preencha o formulário e entre em contato.

Vamos conversar?

Comece a tirar a sua ideia do papel agora mesmo

Estamos ansiosos para conhecer o seu projeto!