A metodologia lean pode reduzir custos e ainda trazer ganhos significativos na performance do seu negócio
A metodologia Lean, também conhecida como Lean Manufacturing ou Produção Enxuta, é uma estratégia de gestão que se concentra em diminuir os desperdícios e otimizar processos, garantindo que a qualidade final do produto ou serviço não seja afetada.
Essa metodologia pode reduzir custos e ainda trazer ganhos significativos na performance do seu negócio. Continue lendo o artigo e entenda de forma simplificada como implementar esse modelo de gestão.
A metodologia
Desenvolvida pela Toyota na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial, a metodologia surgiu como uma necessidade. O Japão precisava recuperar sua economia após a guerra e nesse cenário a Toyota precisava otimizar seus processos, pois estava com poucos recursos e baixa produtividade.
Assim surgiu o Toyotismo, precursor da metodologia Lean, que tem sido adotada em vários setores e indústrias em todo o mundo.
O objetivo da metodologia Lean é melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, eliminando o que não agrega valor e otimizando o que é importante.
Para isso, é necessário fazer um diagnóstico do negócio para identificar as atividades que não agregam valor, eliminá-las ou reduzi-las e então otimizar os processos restantes para melhorar a eficiência.
5 princípios básicos da Lean
Para implementar a metodologia Lean, é necessário seguir cinco princípios básicos: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. Entenda abaixo cada um dos princípios detalhadamente:
Identificar o valor
É necessário entender o que é importante para o cliente e garantir que o processo de produção esteja alinhado com essas expectativas.
Mapear o fluxo de valor
É preciso entender como o produto ou serviço é criado e quais são as etapas do processo, para identificar gargalos e oportunidades de melhoria.
Criar fluxo contínuo
É preciso eliminar os desperdícios e tornar o processo mais fluido e contínuo, reduzindo a variação e o tempo de espera.
Estabelecer um sistema puxado
É necessário criar um sistema em que a demanda do cliente determine a produção, em vez de produzir em excesso e esperar pela demanda.
Buscar a excelência
É preciso buscar continuamente a melhoria, eliminando os desperdícios e otimizando os processos.
Os 7 desperdícios da Lean
De acordo com a metodologia Lean, existem sete tipos de atividades que não agregam valor ao processo produtivo e que, portanto, devem ser eliminadas ou reduzidas ao máximo possível para aumentar a eficiência e reduzir custos. São eles:
- Superprodução
Produzir mais do que o necessário ou antes da demanda do cliente, o que leva a desperdício de recursos e aumento de estoques.
- Espera
Tempo perdido enquanto se aguarda a disponibilidade de máquinas, materiais, informações ou pessoas, o que causa atrasos e aumenta o tempo de ciclo.
- Transporte
Movimentação excessiva de materiais ou produtos entre processos, fábricas ou armazéns, o que gera custos adicionais e riscos de danos.
- Processamento desnecessário
Realização de etapas ou operações que não são necessárias para o produto final, o que consome recursos sem agregar valor.
- Estoque
Manter em estoque mais do que o necessário, seja de matéria-prima, produtos em processo ou produtos acabados, o que gera custos de armazenagem, obsolescência e perda de capital de giro.
- Movimentação excessiva
Movimentação desnecessária de pessoas ou equipamentos dentro do processo produtivo, o que aumenta o tempo de ciclo e gera riscos de acidentes.
- Defeitos
Produzir produtos ou serviços com falhas ou erros, o que gera retrabalho, refugo, atrasos e insatisfação do cliente.
Ao eliminar ou reduzir esses desperdícios, as empresas conseguem melhorar sua eficiência e reduzir custos. O conceito de desperdício é fundamental para a metodologia Lean, que busca aperfeiçoar continuamente o processo produtivo e aumentar o valor percebido pelo cliente.
Cultura de melhoria contínua e suas vantagens
A implementação da metodologia Lean requer um comprometimento de toda a equipe e uma cultura de melhoria contínua.
É importante envolver todos os funcionários, desde os operadores até os gerentes, no processo de melhoria e garantir que todos estejam trabalhando juntos para alcançar os objetivos de eficiência e qualidade.
Algumas das vantagens da metodologia Lean incluem a redução de custos, melhoria na qualidade dos produtos e serviços, aumento da satisfação do cliente e melhorias nos processos de produção e gestão de estoques. Além disso, a metodologia pode ajudar a promover uma cultura de melhoria contínua e engajamento da equipe.
MVP
O que chamamos de “MVP” é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Na prática, significa desenvolver uma versão inicial e mais simples de um produto, investindo o mínimo de recursos possível.
O objetivo é validar a ideia, entender se o problema que quer solucionar de fato existe para um número razoável de pessoas, entender se a solução proposta atende ao consumidor final, coletar feedback a respeito da sua solução e aí sim aumentar seus investimentos de tempo e dinheiro com mais segurança.
O MVP é uma forma de colocar a metodologia Lean em prática, priorizando a redução de custos e a eficiência do projeto.
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A tecnologia facilita a implementação da metodologia Lean
É muito mais simples colocar em prática a metodologia Lean, se houver o auxílio da tecnologia. Com o uso de softwares e sistemas específicos e personalizados para cada tipo de negócio, é possível eliminar determinadas atividades que não agregam valor real e muitas vezes passam despercebidas, desperdiçando tempo e dinheiro da empresa.
Em resumo, a metodologia Lean é uma abordagem de gestão que se concentra em maximizar o valor para o cliente enquanto minimiza o desperdício.
A implementação da metodologia Lean requer um comprometimento de toda a equipe e pode levar a uma série de benefícios, como a redução de custos, melhoria na qualidade e aumento da satisfação do cliente.